Sobre Planos de Saúde

Escolha o melhor plano de saúde para você e sua família


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QUE TIPO DE PLANO DE SAÚDE VOCÊ PODE TER?
Tipos de contratação

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Individual ou Familiar
Você procura a operadora para
contratar o plano.


Coletivo por Adesão
Sua associação profissional ou
sindicato contrata o plano para você.


Coletivo Empresarial
Sua empresa contrata o plano
para você.

FIQUE ATENTO!
Verifique o que você está contratando. Só pode aderir a um plano coletivo por adesão quem estiver vinculado a uma associação profissional, sindicato ou órgão equivalente.

Troca de Plano sem carência
É possível trocar de plano de saúde sem cumprir carência ou cobertura parcial temporária no plano novo. Confira no site da ANS em quais casos isso pode acontecer (www.ans.gov.br em Planos e Operadoras – Contratação e Troca de Plano).

Demitidos e aposentados
Se você foi demitido ou se aposentou, verifique se tem direito a permanecer no plano da sua empresa antes de contratar um plano individual. Veja mais informações no site da ANS (www.ans.gov.br em Planos e Operadoras – Contratação e Troca de Plano).


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ONDE VOCÊ DESEJA SER ATENDIDO?
Área geográfica de abrangência e área de atuação

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QUE TIPO DE ATENDIMENTO VOCÊ PROCURA?
Segmentação assistencial e cobertura

As coberturas do seu plano de saúde indicam a segmentação que ele possui. Se você deseja atendimento:

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Importante:

A cobertura odontológica pode ser oferecida adicionalmente em um plano de cobertura médico-hospitalar, exceto na segmentação Referência.

Ex: Segmentação ambulatorial + odontológico, segmentação ambulatorial + hospitalar com obstetrícia + odontológico.

Serviços e coberturas adicionais

A ANS estipula a cobertura mínima obrigatória que os planos devem oferecer, o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Além dessa lista, as operadoras podem disponibilizar coberturas adicionais, como assistência farmacêutica, assistência/internação domiciliar e resgate domiciliar, por exemplo, o que deve ser especificado no contrato. Veja mais informações no site da ANS (www.ans.gov.br em Planos e Operadoras – Espaço do Consumidor).

Acesso aos serviços

1) Verifique em seu contrato ou pergunte à operadora, em caso de dúvidas, quais são os prazos de carência ou de cobertura parcial temporária para utilização do seu plano de saúde. Os prazos máximos estipulados em lei são:

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2) Certifique-se se há regras específicas para a utilização dos serviços contratados. Por exemplo: há operadoras que exigem autorização prévia para a realização de procedimentos, como exames e internações.


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EM QUE UNIDADES OU POR QUAIS PROFISSIONAIS VOCÊ QUER SER ATENDIDO?
Rede de prestadores

Cada plano de saúde tem a sua rede de hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde. Pesquise e compare entre os planos disponíveis no mercado antes de escolher o seu. Todas as operadoras são obrigadas a divulgar e manter atualizadas a suas redes de prestadores em seus sites na internet. :

FIQUE ATENTO!
A rede de prestadores poderá sofrer alterações, mas as operadoras de planos de saúde têm obrigação de manter as informações atualizadas em seus sites na internet.

Principais características por tipo de plano

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Individual ou Familiar


Coletivo por Adesão


Coletivo Empresarial

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QUE TIPO DE ACOMODAÇÃO VOCÊ QUER USAR EM CASO DE INTERNAÇÃO?
Padrão de acomodação em internação

Cada plano de saúde tem a sua rede de hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde. Pesquise e compare entre os planos disponíveis no mercado antes de escolher o seu. Todas as operadoras são obrigadas a divulgar e manter atualizadas a suas redes de prestadores em seus sites na internet.


Enfermaria
Esse tipo de internação oferece
acomodação coletiva.


Apartamento
Esse tipo de internação oferece
acomodação individual.


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QUANTO CUSTA UM PLANO DE SAÚDE?
Preço

Ao avaliar o preço de um plano de saúde, não esqueça de considerar todas as características mencionadas nos itens anteriores. Compare os planos disponíveis no mercado e só depois decida o que melhor atende ao que você deseja. Saiba também que existem dois tipos de reajuste: o anual e o aumento por mudança de faixa etária. Veja mais informações no site da ANS (www.ans.gov.br em Planos e Operadoras – Espaço do Consumidor).

As regras de reajuste variam de acordo com o tipo de contratação do plano:

• Planos individuais/familiares: o percentual máximo de reajuste é definido pela ANS.

• Planos coletivos empresariais ou por adesão com até 30 beneficiários: o percentual deve ser o mesmo para todos os planos com até 30 pessoas da mesma operadora. O índice deve ser divulgado no site da operadora.

• Planos coletivos empresariais ou por adesão com mais de 30 beneficiários: o percentual é definido em negociação entre as operadoras e as pessoas jurídicas contratantes – empresas, associações, sindicatos ou entidades de classe.

FIQUE ATENTO!
Alguns planos possuem coparticipação: é o valor que será cobrado, além da mensalidade, por você já ter utilizado determinado serviço (ex. consultas, exames, internação, etc).


ONDE VOCÊ PODE ADQUIRIR UM PLANO DE SAÚDE?

A contratação pode ser feita diretamente com a operadora de planos de saúde ou por intermédio de corretores. No caso dos planos coletivos, a pessoa jurídica contratante (empresas, associações, sindicatos ou entidades de classe) também pode contar com o auxílio de uma administradora de benefícios. Você também pode procurar a administradora para tirar dúvidas sobre o plano.

Antes de assinar a proposta de adesão você deve:

• Ler atentamente o contrato e esclarecer possíveis dúvidas com o corretor, com a operadora, com a administradora de benefícios ou com a ANS.

• Ler a Carta de Orientação ao Beneficiário antes do preenchimento da Declaração de Saúde, formulário no qual você deve indicar doenças que saiba possuir.

• Responder a Declaração de Saúde com informações verdadeiras. Se tiver dúvidas, peça para ser orientado por um médico. Você tem esse direito.

• Verificar se o tipo de contratação do plano indicado na proposta de adesão corresponde àquele que você escolheu.

Para mais informações e outros esclarecimentos, entre em contato com a ANS. Veja abaixo nossos canais de atendimento:

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