December 31, 2015 | Fonte: Fundação do Câncer (www.cancer.org.br)

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado pela União Internacional de Controle do Câncer no dia 4 de fevereiro, é uma data para refletir: que comportamentos você tem adotado para preservar a sua vida?

Segunda principal causa de morte por doença no Brasil (a primeira são as complicações cardiovasculares), a maior parte dos casos de câncer poderia ser evitada com algumas mudanças no estilo de vida. Na entrevista a seguir, a consultora da área de Promoção da Saúde da Fundação do Câncer, Cristina Perez, mostra por que você deveria redefinir suas prioridades.

Comportamentos saudáveis realmente são capazes de prevenir o desenvolvimento de câncer?
Sem dúvida. Algumas pesquisas vêm comprovando que, aproximadamente, um terço das mortes por câncer está relacionado a estilos de vida não saudáveis como o consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas, alimentação inadequada e sedentarismo. Alguns fatores de risco podem ser evitados, diminuindo as chances de se desenvolver a doença. Um indivíduo que tem um estilo de vida saudável, ou seja, não fuma nem consome bebidas alcoólicas, pratica atividade física regularmente e se alimenta de maneira saudável, fortalece a proteção do seu organismo.

Como deve ser uma alimentação adequada?
Uma alimentação saudável deve priorizar o equilíbrio. O ideal é consumir, no mínimo, cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia. Alimentos cozidos e assados devem ser priorizados no lugar das frituras. Recomenda-se também incluir grãos, cereais integrais, leite e derivados desnatados nas refeições e ficar longe dos alimentos ou bebidas ultraprocessadas, como biscoitos recheados e refrigerantes. Troque refrigerantes e bebidas industrializadas por água e sucos de frutas naturais. A água é uma boa aliada e facilita a absorção dos alimentos, diminui os riscos de infecções, pois desintoxica nosso organismo e contribui para fortalecer nossas defesas.

A obesidade é um fator de risco para o câncer?
Já está comprovado que estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer e outras doenças. Por isso, é importante evitar salgadinhos, carne de porco, carne vermelha com gordura, embutidos como linguiça, salsicha e salame, e gordura hidrogenada, presente em biscoitos, sorvetes e macarrão instantâneo, por exemplo. Troque longas horas de sono ou de televisão por atividades prazerosas que cabem na rotina, como levar o cachorro para passear, cuidar do jardim, caminhar pelo seu bairro, brincar com seus filhos. Melhor ainda se puder praticar um esporte regularmente. A atividade física contribui para a redução do estresse, ajuda na manutenção do seu peso, reduzindo o risco de desenvolver doenças crônicas e câncer, e melhora a disposição, a concentração e a autoestima!

Quais os prejuízos do consumo de bebidas alcoólicas para o indivíduo?
Além de problemas sociais, familiares e profissionais, o consumo de álcool está associado a mais de 200 doenças, como as cardiovasculares, mentais e hepáticas. O álcool também aumenta o risco de câncer de boca, esôfago, fígado e mama, principalmente se combinado com o tabagismo. Aproveite para manter seu corpo saudável evitando bebidas alcoólicas e substituindo por sucos de frutas, água e chás.

O cigarro ainda é a maior causa de morte evitável no mundo e o fator de risco mais predominante nos casos de câncer. Quais são os benefícios de parar de fumar?
Parar de fumar é a regra mais importante para prevenir vários tipos de câncer, como os de boca, estômago, bexiga e colo do útero. Os produtos de tabaco contêm mais de 4.700 substâncias tóxicas.

Parar de fumar requer planejamento e disciplina e os benefícios à saúde são sentidos logo nas primeiras horas, segundo dados do Inca:

• Em 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
• Em duas horas, não há mais nicotina no sangue;
• Em 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
• Após dois dias sem fumar, você perceberá melhor os cheiros e seu paladar já degusta    a comida com muito mais prazer.
• Depois de três semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora.
• E após alguns anos sem fumar, o risco de sofrer doenças cardíacas e câncer
de pulmão será igual ao de quem nunca fumou.

O sexo praticado sem proteção pode causar câncer?
O preservativo é um item que nunca deve faltar nas relações sexuais, mesmo nas estáveis. Esse é o método para se prevenir muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis. Também é uma das formas de prevenção do contágio pelo vírus do HPV, que está diretamente associado ao câncer de colo de útero.

Como aproveitar o sol com segurança?
A exposição ao sol pode ser muito benéfica à saúde, porém, se não houver proteção adequada, este quadro pode mudar. Entre 10h e 16h, a radiação solar torna-se bastante perigosa, levando ao envelhecimento precoce da pele e aumentando o risco de câncer de pele. Por isso, tome sol antes das 10h ou depois das 16h. Nesses horários, o corpo absorve melhor a vitamina D, garantindo ossos mais fortes. Além disso, use bonés ou chapéus e óculos de sol, passe protetor solar com fator 15 ou mais na pele e nos lábios e não se esqueça do guarda-sol na praia ou na piscina.

Mensagem da especialista: Algumas mudanças no estilo de vida são fundamentais para prevenir o câncer e outras doenças, como as de coração. Medidas simples em nosso dia a dia são capazes de fortalecer a nossa saúde e proteger nosso organismo. Vamos fazer a nossa parte!